Coleção Clássicos da Literatura Juvenil

Apresentação e resenha dos livros da coleção editada pela Abril Cultural entre 1971 e 1973.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Volume 1 - A Ilha do Tesouro - Robert Louis Stevenson


A Ilha do Tesouro é o volume inaugural da Coleção Clássicos da Literatura Juvenil, publicada em 1972 pela Abril Cultural. A obra foi publicada originalmente em 1883, escrita por Robert Louis Stevenson, também autor do célebre O médico e o monstro. Este volume recontado por Aguiar Macedo é um pouco menor: contém 189 páginas, das quais 15 são ilustrações feitas a carvão por Walter Hüne, contra as cerca de 240 da versão original.
O livro é narrado em primeira pessoa, de modo bastante fluido e ágil, levando o leitor a se envolver sem que se dê conta das horas. A história apresenta o adolescente Jim Hawkins e suas aventuras em busca do tesouro do Capitão Flint, já morto e cujo mapa cai em suas mãos através do pirata Bill Bones, que se hospedou durante meses na taverna de seu pai. Como é de se esperar, a narrativa apresenta reviravoltas regulares, e mantém assim o interesse do leitor que, interessado no desfecho deste folhetim, segue sua leitura.
Além de Jim, uma das figuras mais marcantes, senão a principal, é a do cozinheiro do navio "Hispaniola", o perneta Long John Silver. Ao contrário das muitas personagens, que geralmente se apresentam de forma plana e são ou totalmente boas, ou totalmente más, esta personagem possui uma personalidade elaborada, que cria jogos, intrigas e trapaças e se movimenta nos meandros do navio e da ilha conforme o ritmo e o as viradas do destino, construindo de forma bastante interessante o papel de agente duplo, que lida tanto com a tripulação da qual Jim faz parte, quanto com os amotinados que ele originalmente reuniu para tentar tomar posse do tesouro quando fosse a ocasião.
Mais do que apresentar uma história repleta de aventuras e de um jargão especializado da área marítima, A Ilha do Tesouro dá conta de apresentar ao leitor um universo bastante conhecido da história britânica, dado que grande parte de suas riquezas e conquistas se deram pela empresa marítima que tornou a Grã-Bretanha um grande império.
Escrito na segunda metade do século XIX, o livro foi originalmente publicado no folhetim Young Folks, especializado para o público infantil e juvenil. 1883 foi o ano em que o romence foi publicado como livro pela primeira vez. Tendo vivenciado a segunda era da Revolução Industrial, Stevenson valeu-se de História, muita imaginação e toda a experiência de engenharia marítima que possuía para produzir a obra. No trabalho de renarrativização, tendo em mente que o público-alvo é o de crianças e jovens leitores, Aguiar Macedo eliminou um pouco das descrições detalhadas do navio, das manobras de viagem e da ilha, em favor da manutenção da força narrativa oferecida pelo caldo romanesco e aventureiro que o escritor criou e manteve ao longo da história.
De forma concisa, é possível afirmar que a narrativa recontada e apresentada como primeiro volume da série abre as portas para um universo de literatura estrangeira e, mais do que isso, de história social que ajudou a formar a base de muitos leitores através dos tempos.
Fonte de informações sobre o autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Louis_Stevenson

4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Essa coleção é muito boa.

Na década de 80 foi relançada pela Nova Cultural (um braço da editora Abril) mas com capas diferentes.

parabéns pelo seu trabalho!

1 de novembro de 2010 às 19:07  
Blogger Luis Tinoco disse...

Muito bacana seu blog, parabéns, estou iniciando a coleção!!!

28 de abril de 2016 às 14:45  
Blogger Unknown disse...

Valeu a dica e começarei a ler !
Haroldo Rego
haroldorego@gmail.com

23 de maio de 2016 às 22:54  
Blogger WG disse...

Comecei a comprar e ler esta coleção há 50 anos e a guardei até hoje,com a esperança de que os filhos a lessem também, o que infelizmente não aconteceu. São livros maravilhosos, que me transportaram para um universo de imaginação e fantasia. Fiquei feliz por encontrar uma professora que eternizou isso tudo num blog. Parabéns pela iniciativa!!

20 de fevereiro de 2022 às 11:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial