Coleção Clássicos da Literatura Juvenil

Apresentação e resenha dos livros da coleção editada pela Abril Cultural entre 1971 e 1973.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Volume 4 - Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas

Se há algo curioso num romance histórico, é que muitas vezes as personagens fictícias ali apresentadas não são necessariamente obra de adaptação do autor que com ela trabalha para criar seu texto.

Assim é com a personagem D'Artagnan, que a maioria das pessoas conhece através deste valoroso trabalho de Alexandre Dumas, pai (anteriormente apresentado neste blog). O nome verdadeiro do homem era Charles Batz-Castelmore, conde de Artagnan, que nasceu em 1611 e foi militar e serviu não ao rei Luís XIII, mas a seu filho -- o famoso Luís XIV, que quadrupicou o comércio exterior da França e ostentou riqueza e luxo na corte.

D'Artagnan morreu em 1673, mas viveu através das penas dos autores. Primeiramente, foi ficcionalizado por Gatien de Courtilz de Sandras, novelista, jornalista, panfletário e memorialista, que registrou os feitos do herói em seu Memórias do Sr. D'Artagnan, publicado em 1700. Em seguida, apareceu na trilogia dos três mosqueteiros, cujos títulos são Os Três Mosqueteiros, Vinte Anos Depois e O Conde de Bragelonne, todos criados pela arte e pela vivência política do escritor Dumas, pai. Foi pelas mãos de Dumas, pai, que D'Artagnan se juntou aos amigos Athos, Porthos e Aramis para lutar "pelo Rei e pela França", segundo afirmavam, e vivenciaram aventuras repletas das intrigas políticas criadas pelo Cardeal Richelieu, amigo do Rei e Primeiro-Ministro do Reino da França e de Navarra.

Também adaptado por Miécio Táti, este romance -- o quarto volume da coleção
Clássicos da Literatura Juvenil -- já tem início no rompante intempestivo do jovem gascão que sai de casa em busca de fama, dinheiro e aventura, e topa com um servidor de Richelieu, que lhe rouba a carta de recomendação ao capitão dos mosqueteiros. A trama segue e D'Artagnan, ágil, forte, jovem e impulsivo, consegue a proeza de, separadamente e na mesma manhã, ofender e desafiar para o duelo cada um dos três mosqueteiros, mas tais desafios são esquecidos quando ele lhes dá prova de dignidade, confiança e compaixão, o que faz com que eles se tornem grandes e inseparáveis amigos.

Dessa forma, D'Artagnan vem a conhecer cada um de seus amigos e suas particularidades: Athos, mais velho, calmo e por vezes soturno; Porthos, o bonachão impulsivo e despreocupado, muito afeito a apostas; e Aramis, cavalheiro galante, educado e com inclinação eclesiástica para se tornar padre. Na companhia dos três, o jovem gascão, guarda real da companhia Des Essarts (e não um mosqueteiro) descobre que o Cardeal Richelieu não mede esforços para desacreditar a Rainha Ana d'Áustria perante seu marido, o Rei Luis XIII, pois secretamente amara-a e fora recusado por ela. Para isso, contava com a ajuda da vilã Lady Clark para desmascarar o suposto romance secreto entre Ana d'Áustria e o Duque de Buckingham, além de personagens menores como o senhorio de D'Artagnan, o Sr. Bonacieux, e o seu braço direito de armações e trapaças, o agente Rochefort. Ao lado do quarteto heróico encontram-se o sr. de Tréville, capitão dos mosqueteiros e amigo de infância do pai de D'Artagnan; Constance Bonacieux, esposa do senhorio do jovem herói e ama da rainha, por quem D'Artagnan se apaixona; e os lacaios de cada um dos amigos: Planchet (para D'Artagnan); Grimaud (para Athos); Mousqueton (para Porthos); e Bazin (para Aramis). Muitas dessas personagens são históricas e de fato reinaram e/ ou trabalharam para o governo, e os próprios mosqueteiros foram também pessoas reais ficcionalizadas pela pena de Dumas, pai.

Neste romance histórico, em que subexistem algumas tramas secundárias bem interessantes, não faltam os elementos emocionantes que tornam a história de cavalaria atrativa ao leitor de hoje: muita aventura, muita intriga, muita política e muitos atos heróicos. Nesta gostosa narrativa, há diálogos que transparecem o espírito de outrora, quando era lícito duelar e morrer por aquilo em que se acreditava ou se obedecia. Lemos, por exemplo, Porthos perguntando aos amigos: "-- E é justo arriscar a vida ignorando a causa por que iremos bater-nos?", ao que D'Artagnan responde: "-- Em questões dessa natureza, o rei não dá razões. Limita-se a anunciar: 'Combate-se na Gasconha! Ide lá!" Não fazemos perguntas. Simplesmente vamos", e Athos atalha: "-- D'Artagnan tem razão. [...] Estamos munidos das licenças enviadas por Tréville, e de trezentas pistolas [dinheiro, e não armas], caídas do céu. Tratemos, pois, de morrer onde nos mandarem" (DUMAS, 1844; 1972: 105). Para acompanhar o espírito de aventura e incrementar a diversão, há as ilustrações de Getúlio Delphin, muito no estilo dos quadrinhos americanos dos anos 1960, com riscos mais firmes e sombras pintadas com o pincel, e não riscadas a pena ou a carvão.

Certamente, não encontramos aqui a atmosfera pesada de vingança de O Conde de Monte Cristo, mas uma crítica aqui, uma ironia ali, uma acusação acolá, como esta que acabamos de ler: não se podia questionar; aos que estavam sob o domínio do Ancien Régime, era-lhes dado apenas obedecer, ainda que lhes custasse a própria vida. Mesmo assim, toda a trama política -- que, no fundo, põe à mostra governos e povos inteiros tendo seus destinos definidos por causa do amor e da atenção de uma única mulher -- não impediu que, através dos séculos, gerações de leitores tenham aprendido e se deleitado com a história ficcionalizada por Dumas, pai, e tampouco que a indústria cultural tenha ajudado a perpetuar a figura lendária dos mosqueteiros heróis, fosse através de filmes hollywoodianos, revistinhas, ou desenhos (há uma versão adorável de personagens caninas produzida pela Espanha e pelo Japão em 1980, intitulada "Dartacan y los trés mosqueperros" -- ao pé da letra "Dartacão e os três mosquecães") e todo tipo de material com que sim, muito se pôde lucrar , mas também nos permitiu aprender a amar a arte de Dumas e, mais ainda, a arte de saber crescer lendo.


Fonte de informações sobre o autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Dumas,_pai

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial